Cupom 10% OFF na primeira compra: FA1ACOMPRA (inválido para peças em SALE)

5% de desconto via PIX

Frete Grátis acima de R$799

Do sertão à indústria - Jacquard de Algodão Orgânico

Do sertão à indústria - Jacquard de Algodão Orgânico

2022-05-17

Nosso novo Jacquard, nossa primeira estampa desenvolvida industrialmente, celebra nossa missão enquanto marca: unir a ancestralidade às tecnologias contemporâneas para criar novos processos.

conheça as peças 

 

No São Paulo Fashion Week de 2019, Flavia desenvolveu estudos de pintura com padrões repetidos que elaboram a idéia da semente. 

A partir dele, passamos a investigar técnicas e materiais que poderiam desdobrar essa imagem em uma estampa. Na caminhada, encontros e fortalecimento de novas redes e possibilidades.

Em Abril de 2022, visitamos a fábrica da Ecosimple, nossa parceira neste desenvolvimento, para conhecer e registrar o processo de confecção deste novo tecido. O tear de tecelagem especial é equipado com um mecanismo de padrão Jacquard que produz tramas intrincadas específicas a partir de um padrão matriz enviado por computador, construindo desenhos e texturas espessas e tridimensionais super elaboradas.

 

 

Pela primeira vez, essa técnica de tecelagem industrial utiliza matéria-prima 100% natural. Os sertões atravessam e chegam à industria em um caminho longo mas possível: o algodão orgânico agroecológico que já nasce marrom, se transforma num fio, encontra as máquinas e transforma nossa aquarela neste padrão em Jacquard.

 

 

Assista o video do processo

 

Sonhar semear e colher.

O algodão usado no processo é cultivado por agricultores familiares de assentamentos do Semiárido Paraibano, que fazem um trabalho lindo, traçando caminhos para cultivos mais sustentáveis.

O algodão é a primeira fibra natural mais usada pela indústria da moda e o cultivo que mais utiliza veneno no Brasil, e como alternativa, acreditamos e fomentamos o cultivo do algodão orgânico agroecológico.

 

Flavia Aranha usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.