Impactos Positivos

Uma das bases da nossa atuação é a atenção com o meio ambiente, como sendo dos pilares fundamentais da sustentabilidade, ao lado do social e econômico. Com a escolha por fibras e tingimento naturais e a atenção a todos os elos da cadeia produtiva, nos posicionamos na prática em relação aos impactos gerados.

image

Ao evitarmos as matérias primas provenientes de fontes não renováveis, como os tecidos sintéticos e aviamentos plásticos, estamos preocupados desde a pré fabricação (extração e beneficiamento do petróleo, por exemplo) ao pós consumo (descarte da peça no ambiente), uma vez que esses resíduos são extremamente poluentes e mantêm-se no meio por milhares de anos até uma possível decomposição.

Atualmente nossos resíduos secos são direcionados ao Instituto Muda para o descarte correto, visando também a geração de renda de cooperativas, e uma auto análise sobre como podemos melhorar nosso descarte mês a mês, além da mensuração de consumo de energia.

image

No cotidiano do ateliê, nosso resíduo orgânico é descartado em composteiras da Morada da Floresta, e os alimentos que vão para ela são orgânicos proveniente de fornecedores do Parque da Água Branca.

Nossos tecidos também são pensados para terem vida longa: todo mês enviamos cortes com aproveitamento para o Banco de Tecidos, que ficam disponíveis para novas pessoas utilizarem. Cortes muito pequenos se transformam em enchimentos de almofadas e estofamentos através de projetos conectados ao Banco de Tecidos.

image

Ao optarmos por fibras naturais como algodão, linho e seda, escolhemos construir uma cadeia mais justa e conectada com a terra do início ao fim do ciclo. Priorizamos fornecedores nacionais, certificados ou com meios de produção sustentáveis e atentamos ao fato que quando descartadas essas fibras têm um processo de decomposição de seis meses a um ano.

Desde o surgimento da marca, nossos produtos acompanham embalagens feitas de algodão orgânico, atualmente produzidas pela Justa Trama de ponta a ponta - do algodão à costura.

No tingimento natural utilizamos corantes de origem vegetal, em sua maioria provenientes de plantas da flora brasileira. Investimos em pesquisas e tecnologia que proporcionem efluentes não poluentes, dado comprovado por medições frequentes, a máxima economia de água e aproveitamento de recursos.

image

Em nosso ciclo de tingimento natural e impressão botânica utilizamos o Sabão Biodegradável da Biowash feito de aloe vera cultivada seguindo os princípios da agricultura biodinâmica, similar à agricultura orgânica. Como uma forma de estendermos esta relação de cuidado, principalmente no que tange a pele e à água, disponibilizamos este sabão para ser adquirido em nossa loja em embalagens com o selo Eureciclo, nos responsabilizando pela reciclagem desses vasilhames.

Pensando na linguagem, se para os sintéticos utilizamos “extração”, para os naturais falamos em “cultivo”. Isso diz muito sobre o que acreditamos, na possibilidade de cultivar uma cadeia mais justa e solidária, com ações que impactem positivamente todos os envolvidos e o meio ambiente.  

image